quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cracolândia, a saga dos dois patetas!


Até o presente momento não consigo entender como dois políticos de cargos chave em nosso estado (e experientes na arte da malandragem!) puderam desencadear o que pudemos ver nos últimos dias na região da Luz. Não digo que minha surpresa seria pelo fato do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab serem comprometidos com a solução do combate ao tráfico de drogas e, muito menos, serem preocupados com a população de rua e suas condições de saúde. O que me deixou sem entender foi o fato de que, em pleno ano eleitoral, juntam-se governador e prefeito de São Paulo para realizar uma ação tão desastrosa como essa que estamos vendo em sites, jornais, rádio e tv.

Proponho, então, que façamos um esforço para tentar entender tal situação e, para tanto, apresentarei argumentos para ajudá-los. Nada novo, trata-se apenas de juntar o que se tem lido, ouvido e visto por aí.

A presidenta Dilma Rousseff anunciou o Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas em dezembro último, programa com investimento 4 bilhões de reais, terá como ações o atendimento ao dependente químico e a seus familiares, o combate ao tráfico de drogas e a prevenção ao uso dessas substâncias.

Esse é o motivo mais forte que se especula que tenha levado a dupla de patetas (e aliados!) a essa acidentada atuação, lembrando que estamos justamente nos aproximando do período de disputa eleitoral municipal. Os dois mandatários locais (Kassab/PSD e Alckmin/PSDB) temem que o governo federal promova intervenção na região chamada de cracolândia e, caso tenha êxito, fragilizaria suas indicações na disputa a prefeitura. Além disso, vitaminaria a candidatura petista na capital paulista.

A ação repressora a que se submete as pessoas que convivem na região central da cidade (novidade, tendo em vista que esse tipo de atuação pertence aos moradores da periferia) ao invés de resolver as questões, apenas o tem distribuído para novas regiões. Qual o problema disso? Exatamente pelo fato de que tal problema que se sabia o endereço e para o qual o governo federal estava planejando a ação mais eficaz, tanto no que se refere ao tratamento dos dependentes da droga, como no posterior combate ao tráfico na região, acaba sendo atrapalhado em função dos interesses eleitoreiros dos nossos comprometidos, prefeito e governador (comprometidos com quais interesses, amigos?).

Diante das auspiciosas ideias de nossos brilhantes mandatários da prefeitura e do governo estadual, alguns policiais militares resolveram matar cachorros de moradores de rua, agredir alunos universitários e agirem em todas as circunstâncias (com todos os cidadãos suspeitos!), abordando com sua tradicional educação militar. Dessa forma, todos saberão que estão na rua agindo à serviço da... enfim, mostrando serviço.

Aliás, para além do que pensam sobre a melhor atitude de enfrentar a situação, não articularam em tempo hábil as demais áreas dos órgãos públicos, fundamentais para a tarefa, quais sejam, saúde e assistência social. Os funcionários destas pastas (seus secretários, inclusive) ou ficaram sabendo da ação horas antes de ser realizada ou mesmo só depois de já estar em andamento.

O interesse do cidadão paulistano parece não fazer a menor diferença para os dois, pois o que os preocupa é apenas evitar a exposição de sua incompetência e de seus aliados na resolução desse problema, o qual se agrava a cada ano. Além disso, sua motivação eleitoreira para agir mostra somente despreparo e descomprometimento.

Para Gilberto Kassab (PSD) e Geraldo Alckmin (PSDB) e seus correligionários, saúde, educação, moradia, assistência social, mobilização popular, entre outras coisas são apenas cálculos eleitorais e/ou caso de polícia.


Saudações abstêmias!

2 comentários:

  1. O último parágrafo do seu post é a revelação clara e objetiva da tristeza que senti essa semana. Ainda bem que ainda tem gente como nós que se manifesta (vota) em prol dos necessitados e do povo. Parabéns pelo blog e pelo post. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Raquel!
      Infelizmente a "classe dirigente" (elite) nunca se preocucpou com nada além de manter seu domínio sobre o povo.
      Mas vamos continuar lutando juntos pelas mudanças no país e no mundo!
      Obrigado pelo carinho, elogios e pela visita enriquecedora a este blog. Esteja sempre aqui!
      Bjs.

      Excluir