sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Valter Jacinto, meu pai-herói!


" Versos Ao Meu Pai Morto "

"Meu pai nessa hora junto a mim morria
sem um gemido, assim como um cordeiro"
(Augusto dos Anjos)

À vezes me surpreendo a pensar em meu pai
no silêncio do quarto, horas tardes, a sós...
Vejo-o magro e doente, a morrer sem um ai !
Julgo ouvir pela noite a dentro, a sua voz !

Morreu meu pai, - meu pai... meu verdadeiro amigo...
Assisti-lhe o sofrer, longos meses a fio,
e ainda tenho em meus nervos, a vibrar comigo,
seu último estertor... seu último arrepio...

Olhei-o ... Procurei-lhe o olhar, transido e aflito,
busquei-lhe o pulso, em vão... Morto meu pai. - morrera !
Tomara essa expressão de ausência, de infinito,
das estátuas sem vida e dos corpos de cera !

Por mais que lhe notasse a placidez da face,
o semblante sereno, o olhar frio e sem cor;
por mais que a sua mão febril se enregelasse
e ouvisse ao meu redor mil explosões de dor;

por mais que lhe fitasse a figura impassível
já perdida num ar de calma e inexistência,
- não podia aceitar... era atordoante e incrível
que a vida se evolasse assim como uma essência!

Efêmera e fugaz, num segundo vencida,
como um floco de espuma ou uma folha que cai...
Eis, enfim, ao que eu vi se reduzir a vida
naquele instante absurdo em que perdi meu pai !

Era tudo irreal, monstruoso, inaceitável !
A morte transcendia ao seu próprio realismo !
Era como se o mar, se o céu, se o imensurável
rolassem aos meus pés, em caos, sobre um abismo !
..................................................................................

Morreu meu pai. Às vezes me surpreendo a sós
retendo-o na lembrança em mil detalhes vãos...
Vejo-lhe o vulto, o olhar; ouço-lhe o riso, a voz,
- sinto-o perto de mim, chego a tocar-lhe as mãos...

Morreu meu pai. Morreu o único homem no mundo
que acreditava em mim com um cego amor, profundo,
e via em meu destino indeciso e sem brilho
um caminho glorioso... uma esperança imensa ...

Pobre pai!... Que este humilde poema de seu filho,
escrito em seu louvor, feito à sua memória,
possa, - ao menos por isso, - honrar a sua crença!
- e até justificar a minha vida inglória !

( Poema de JG de Araujo Jorge - do livro Eterno Motivo; - Prêmio Raul de Leoni, da Academia Carioca de Letras - 1943 )
Sempre achamos que a nossa dor é a mais forte que se pode existir. Sei que existem pessoas com maiores problemas nesse mundo do que eu, mas a perda do meu pai querido sempre deve ser respeitada.

Encontro-me desnorteado nesse momento em que escrevo essas linhas, pois no início da tarde dessa última quarta-feira (27/10/2010) perdi meu herói, o qual se despediu dessa encarnação aos 56 anos. Muito novo para essas coisas.

Não sei fazer biografias e, nessa hora terrível, sempre descobrimos que sabemos bem menos sobre quem amamos do que poderíamos saber. Mas sinto vontade de escrever sobre isso, pois é a única maneira que consigo dar vazão a esse sofrimento, que não é só meu, mas de toda a minha família e de nossos amigos.

Enfim, desde essa última quarta-feira, quando o desencarne aconteceu (o que todos temíamos desde a primeira internação), foi interrompida uma história de muita felicidade, mas de fases ruins também. Não vou aqui escancarar as coisas e sentimentos, não é disso que preciso nesse espaço, apenas preciso escrever um pouco para dividir a dor, seja com os amigos que lêem minhas linhas, seja para eu registrar essa tristeza que me consome.

O homem forte e de integridade que ensinou seus 4 filhos (Valter, Fabricia, Paulo e Lucas) as melhores lições sobre honestidade, amor, cuidados e dedicação àquilo que é importante (entre tantas outras coisas importantes que fez por todos nós), não passou em branco na vida. Fez diversos amigos e despertou a admiração de muitos por todas as virtudes que possui. Tenho certeza de que se todos o tivessem como pai, o mundo seria um lugar de felicidade, mas apenas nós quatro tivemos essa honra. Agradeço a Deus por tê-lo em minha existência.

Como o momento é de dor, mesmo eu sendo um espírita que flerta com o ateísmo, sei que carrego o nome que também é dele, meus irmãos carregam as virtudes que ele se esforçou para nos ensinar, todos carregamos a dor nesse momento. Espero que exista de fato um motivo para essas coisas acontecerem. Será que isso é fuga ou fé?

Enfim, como escrevi no facebook:

Meu coração está dilacerado... as tais linhas tortas levaram meu herói! E ainda tenho tanto pra dizer... pra conviver... e de um lado ou do outro (da vida), estamos sempre juntos... carrego comigo seu nome... seu amor... minha dor... a dor dos meus... Valter Jacinto, meu pai-herói! Amo mais do que imaginava.

Pai... esteja na paz de Deus! Todos te amamos muito!

Perdão pelo que não tive a sensibilidade de te proporcionar, mas tudo que me ensinou e todo amor que dedicou não foi em vão, nesse e noutros momentos dividimos sorrisos e lágrimas. Foi você quem me ensinou também a amar Fórmula 1, nosso Palmeiras e nosso ídolo, Ayrton Senna. Também me ensinou a respeitar a todos sem discriminação, não ficar calado diante das injustiças desse mundo e a valorizar o ser, não o ter.

Espero que possa sentir essas palavras aí do plano espiritual e, assim que puder, preciso de notícias.

Fica com Deus, pai amado!



12 comentários:

  1. Oi amigo, sinto mto por sua perda.Se precisar conversar pode gritar.
    Bjs

    Ariadne

    ResponderExcluir
  2. Olá Valtinho...

    Sinto muito pelo ocorrido... Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer esse grande homem que foi o seu pai... Ouço histórias, elogios, relatos que o seu primo me conta... Sempre com um sorriso no rosto... A frase predileta do Caio é: "O meu tio Valtão era foda!" Acho que essa forma popular de se expressar demonstra um pouco da admiração, do carinho e do respeito que o Caio tem pelo seu pai.

    Não tenho palavras para te confortar, não tenho artifícios para amenizar a sua dor, não tenho poder para mudar o ocorrido. Tenho apenas o meu carinho, o meu sentimento, o meu grande respeito por você e pela sua família.

    Parabéns por ter conseguido resumir, em um pequeno post seu grande amor pelo seu herói, e muito obrigado por ter compartilhado esse sentimento divino conosco, fazendo-nos emocionar...

    Saiba que para qualquer coisa que precisar, estaremos aqui. Infelizmente não consegui comparecer junto ao Caio no dia, mas o meu pensamento estava lá.

    Que vocês consigam relembrar tudo de bom que esse grande homem deixou, e que o legado dele esteja sempre no coração de vocês!

    Beijos!

    Aline Pandolfo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Webberiano!!!
    É com pesar que recebo a noticia.
    Nessas horas não sei muito o que fazer ou falar, mas gostaria de prestar minhas condolências e minha solidariedade.
    Que sua familia e vc possam ter o conforto necessário para seguir em frente e dar continuidade a essa linhagem da qual seu pai e vc fazem parte.
    Pois vc também será herói de alguem e precisa estar presente nesses momentos.
    Um grande abraço e força amigo.
    João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Valtinho, meu velho bom amigo. Não existem palavras que alguém possa utilizar para fazer você se sentir um mililitro melhor.
    As perdas da vida são dolorosas demais, algumas mais. Perder um pai tão admiridado tão jovem é uma dor só sua e de mais ninguém.

    Embora não nos vejamos há muito, ainda o considero um grande amigo.

    Se é de amigos que você precisa, é só gritar. Se é de cerveja, grita também.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Valtinho, que lindas palavras expressastes sobre um lindo homem, que tive a honra e o privilégio de compartilhar parte de minha vida.

    Realmente o Valtão fora tudo o que dissestes e mais um tanto, pois palavras e sentimentos ditas por um filho, filha ou esposa,são esperadas.

    Porém as ditas por amigos, colegas, e CUnhado, determinam e ratificam o modo de viver tão alegre, vigoroso, solidário, generoso, bondoso, humilde ...

    Ditando assim o legado que ele deixou dentro de nossos corações, pois será dentro de nós que ele viverá, perpetuando a obra que iniciou quando casou-se com minha irmã, tornando assim, a família Ramos, mais alegre e feliz com sua presença.

    Sua dor é nossa dor, a dor da vó Alair, do vô João, da tia Ré (Caio e Fê), dos tios Jú/Fadua (André e Gi).

    Val, tenha a certeza de que fomos agraciados pela preseça do Valtão em nossas vidas e agora e como sempre, em nossos corações!

    E.T.: O André em 2006, portanto já estava na Espanha, disse-me que deixaram uma mensagem na caixa postal de seu celular:

    - CUSÃOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Exatamente, igual ao que era dito ao pé do ouvido do André, com o estratagema de sempre:

    - André, vem cá que tenho um segredo prá te contar ... o André depois de cair da primeira vez, relutava em dar ouvidos ao tio, sabendo e dizendo: - Não vc vai me chamar de CUSÃOOOOOOO!

    Porém de uma forma ou de outra, o Valtão com seu sorriso ante tal boa nova a ser segredada, o convencia sempre, sempre, sempre, à dar-lhe seu ouvido e ouvir: - CUSÃOOOOOOOOO e logo em seguida os dois saiam a gargalhar.

    São por essas e por outras que lastimo perdas, pois ficamos cada vez mais sós, mais tristes, neste mundo de meu Deus.

    Tenha sempre em nós, o apoio e o refúgio para partilhar suas dores.

    Condolências, Pêsames, Sentimentos, são poucos para determinar nossos pesares pela perda de seu pai, do irmão (que não tive), e padrinho de meu casamento.

    Bjs
    Tio Jú

    ResponderExcluir
  6. Valter, amigo querido.

    Belíssima homenagem a teu pai. Mas, vindo de vc não me surpreende nem um pouco. Agora venho conhecer mais de tuas origens e saber ainda mais pq te admiro tanto.
    Sua dor e a de seus irmãos não é inferior a nenhuma outra e deve ter seu momento. Viver o luto é importante.
    Valtinho, olha como vc e sua família são queridos...isso não é ao acaso. Vem de toda uma vida passada de geração em geração.
    Que toda a sua fé e suas convicções no humano, possam te fazer sentido e aliviar sua dor de alguma forma.
    Meus sentimentos e um forte abraço para vc, Paulo, Paula, Fabrícia e sua mãe.

    ResponderExcluir
  7. Conversamos semana passada

    pensando em alternaivas para ajudar seu pai.

    Puxa vida... agora acabo de saber do ocorrido.

    Sou testemunha do seu esforço e desejo para salvar seu pai.

    Valter... sou testemunha de sua honestidade, perseverança, idealismo e sanha

    há muito o que fazer... muitas vidraças a serem quebradas.

    sinhto orgulho em ser seu amigo...

    conte comigo para tudo... de verdade

    imagino o tamanho da sua dor... nada poderá reparar

    mas espero que consiga olhar a diante e enxergar o dia alegre e luminoso que se apresenta.

    Sofremos, choramos, arriscamos

    mas, Valter

    a vitória foi, é e sempre será nossa...

    conte com meu amor...


    fica com Deus

    ResponderExcluir
  8. Aos queridos parentes e amigos que prestaram suas homenagens e demonstraram carinho nessa hora de tristeza, tanto aqui em meu blog, como em outros meios de contato, agradeço em meu nome, de meu pai e de meus irmãos e mãe!
    Obrigado e abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Querido Valter,
    Com grande pesar leio seu post hj. Nada que eu escreva vá diminuir essa dor que vc sente, mas estou aqui, rezando para aquele que acredito ser capaz de confortar seu coração e de toda sua família.
    bjos e força, Sempre!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  10. Grande Valter,

    Por mais que certas doutrinas nos auxilie a refletir melhor sobre o momento, nunca estamos preparados quando realmente acontece.

    Nessas horas o mais importante é nos sentirmos amparados, mesmo que à distância.
    E termos em mente que as pessoas se tornam imortais quando a mantemos nos nossos pensamentos e o tempo é o que se encarregará de aliviar a dor da distância dos nossos entes queridos.

    Força, para você e sua família.

    Abraços

    Vaz

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de deixar, independentemente de credos um texto de Santo Agostinho "A Morte não é Nada"



    "A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.

    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.

    Me dêem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.

    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.

    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.

    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.

    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza.

    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?

    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho...

    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi."

    ResponderExcluir
  12. Novamente agradeço o carinho e as palavras e atitudes de conforto que eu e minha família temos recebido.
    Obrigado a todos e todas!

    ResponderExcluir